quarta-feira, abril 25, 2007

Nicolinas na ExpoGuimarães: Conferência/Debate e exposição

Cartaz

As Festas Nicolinas voltarão a estar presentes na ExpoGuimarães - Feira Multisectorial de Guimarães através da realização de uma Conferência-Debate e de uma exposição subordinada ao tema "Nicolinas a Património Oral e Imaterial da Humanidade". Por iniciativa da associação Tertúlia Nicolina, as duas acções visam a sensibilização e promoção do debate sobre a sugestão de candidatura das Festas Nicolinas a Património Oral e Imaterial da Humanidade.
A conferência-debate está marcada para o dia 28 de Abril (sábado), pelas 18h00, na Sala de Conferências do Multiusos de Guimarães, tendo como prelectores Lino Moreira da Silva ("Nicolinas: O que fazer com este património ?") e Florentino Cardoso (“Nicolinas: que valor turístico ?”). Por sua vez, a exposição estará patente no Multiusos de Guimarães de 27 de Abril a 1 de Maio, no decurso da ExpoGuimarães, certame promovido em conjunto pela Tempo Livre, Associação Comercial e Industrial de Guimarães e Câmara Municipal de Guimarães.
Integrada no programa de actividades complementares da ExpoGuimarães, a conferência-debate terá o tema genérico "As tradições culturais enquanto elemento turístico e de desenvolvimento". Moderada por Casimiro Silva e com entrada livre, a conferência-debate contará com intervenções do professor da Universidade do Minho Lino Moreira da Silva que apresentará uma comunicação subordinada ao tema "Nicolinas: O que fazer com este património ?" e do empresário Florentino Cardoso que dissertará sobre “Nicolinas: que valor turístico ?”. Após as apresentações seguir-se-á o debate.
A exposição será composta por diversos materiais sobre as Festas Nicolinas e por um conjunto de fotografias da autoria de José Bastos que ilustram momentos das Nicolinas de 2000. Em simultâneo serão efectuadas projecções de fotografias dos diversos números e de outros motivos das seculares Festas Nicolinas, intercaladas com pequenos textos sobre o tema "Nicolinas a Património Oral e Imaterial da Humanidade". Não se tratando de uma “Exposição Nicolina” mas mais a “Exposição de uma causa Nicolina”, a associação Tertúlia Nicolina aproveitará também o momento para proceder à distribuição dos marcadores de livros que editou recentemente subordinados ao tema “Nicolinas a Património Oral e Imaterial da Humanidade: um objectivo estratégico”.
Recorde-se que a Tertúlia Nicolina participou no ano passado na ExpoGuimarães, tendo essa participação sido considerada muito positiva. Na altura a Tertúlia Nicolina realçou a circunstância dos comentários dos visitantes terem sido bastante favoráveis, de ter sido proporcionado o contacto com as Festas a público pouco familiarizado com as Nicolinas e de, principalmente, se ter conseguido sensibilizar e promover o debate sobre a sugestão de candidatura das Festas Nicolinas a Património Oral e Imaterial da Humanidade.
A participação da Tertúlia Nicolina na ExpoGuimarães tem o apoio das seguintes entidades: Reclamos Vitória, Gráfica Covense, SS Design e Playstore.